I Método Rietveld (Maceió/AL, 13 a 17 de Abril de 2020)

Palestrantes:
Prof. José Marcos Sasaki (Dep. Física-UFC)
Dr. Mariano Alves Pereira (UFAL)

Monitor: Luis Italo Amorim Rodrigues

Coordenador: Mariano Alves Pereira

Apoio:

Realização:

IQB IF_UFAL lrx

Informações Gerais:

O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 5 dias de curso. Além de aulas teóricas, será enfatizado o uso dos equipamentos pelos participantes e a utilização da interface gráfica para o programa de refinamento GSAS. O curso será destinado a profissionais que atuam nas indústrias, alunos de pós-graduação e pesquisadores que necessitam, nas suas respectivas áreas, de análises de estruturas e/ou quantitativas de fases.

Palestrantes:

J.M. Sasaki - É professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios x usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.

Mariano Alves Pereira – Professor titular do IQB/UFAL, trabalhando com cristalografia de raios X, utilizando amostra monocristalina desde 1982. Fundador, juntamente com mais dois professores, do grupo de cristalografia da UFAL na década de 1980.

Local: As aulas teóricas e tutoriais serão ministradas na sala de reunião do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB/UFAL) e aulas práticas no Laboratório de Caracterização e Microscopia de Materiais do Instituto de Física (IF/UFAL) (http://www.if.ufal.br/grupopesquisa/gon/)

Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Campus AC Simões
Av. Lourival Melo Mota, S/N
Tabuleiro do Martins
Maceió – AL

Público Alvo:
Estudantes de Mestrado, Doutorado e profissionais que atuam nas indústrias com interesses em análises estruturais e quantitativas de fases.

Carga horária:
6 horas de aulas teóricas e 24 horas de tutoriais
Total: 30 horas

Data limite da inscrição (03/04/2020):

• Serão oferecidas somente 20 vagas.

- É OBRIGATÓRIO trazer o notebook pessoal.

- As inscrições dos participantes serão aceitas através de doação de três latas de leite em pó (Leite em pó integral instantâneo 400g). Os alimentos serão doados ao Lar São Domingos (Avenida Gustavo Paiva, 4291 – Mangabeiras. Maceió – AL, CEP 57037-532 – Tel. (82) 2121-1300e) lar@larsaodomingos.com.br

Maiores Informações:
- Mariano Alves Pereira
Laboratório de Bioprocessos, Cristalografia e Modelagem Molecular (LaBioCriMM-IQB-UFAL) fone: 0xx82 3214-1385
- Beneildo Rodrigues Oliveira Pereira
Secretaria do IQB/UFAL 0xx82-3214-1384

Nota: O curso será cancelado e devolvida a taxa de inscrição no caso onde o número mínimo de participantes não atingir a 10 (dez).

Programação do Curso:

• 13/4/2020 – Segunda-Feira
8:00 – Abertura
8:30 – 12:00
Aula Teórica: Histórico, produção de radiação, as três equações de Laue, equação de Bragg da difração, rede recíproca, esfera de reflexão, espalhamento por um elétron, fator de espalhamento atômico.
14:00 – 16:00
Aula Teórica: Dispersão anômala, difração de raios x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, efeito da temperatura, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

• 14/4/2020 – Terça-Feira
8:00 – 12:00
Apresentação do difratômetro de raios x instalado no Laboratório de Raios X/XRD-600 Shimadzu. Identificação de fases cristalinas, apresentação da interface gráfica para o programa GSAS e utilização das Bases de Dados de Estruturas Cristalinas/CAPES.

• 15/4/2020 – Quarta-Feira

• 16/4/2020 – Quinta-Feira

• 17/4/2020 – Sexta-Feira
16:00 – Confraternização

Material Didático:
• Os participantes receberão todos programas que serão utilizados durante o curso.

Written by

J.M. Sasaki (Doutor) É professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física "Gleb Wataghin" no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios-X usando radiação síncrotron, teoria dinâmica da difração e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.

No Comments Yet.