VII Método Rietveld (Fortaleza/CE, 6 a 10 de Julho de 2015)

6 a 10 de Julho de 2015

Instrutores: Prof. José Marcos Sasaki (UFC), Prof. Carlos O. Paiva-Santos (Instituto de Química-UNESP), Dr. Cássio Morilla dos Santos (Dep. Física-UFC)

Monitores: Msc. Ana Claudia Abreu, Guilherme Vieira, Diego Felix Dias

Coordenador: José Marcos Sasaki (UFC)

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

24 Soraya Lira Alencar
25 Thainara Freires Rodrigues
26 Valdivânia Albuquerque do Nascimento

O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 5 dias de curso. Além de aulas teóricas, será enfatizado o uso dos equipamentos (DRX e FRX) pelos participantes e a utilização do programa de refinamento GSAS. O curso será destinado a profissionais que atuam nas indústrias, alunos de pós-graduação e pesquisadores que necessitam, nas suas respectivas áreas de análises de estruturas e/ou quantitativas de fases.

Instrutores:

J.M. Sasaki (Doutor) É professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios-X usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.

Carlos O. Paiva-Santos (Doutor) É professor de física no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista em Araraquara. Trabalha desde 1987 com o método de Rietveld e desde 1994 é co-autor do programa da série `DBWS…`, de refinamento de estrutura pelo método de Rietveld, largamente utilizado em todo o mundo. Desde 1996 vem ministrando cursos e tem publicado e realizado palestras mostrando potencialidades de suas aplicações. Coordenador do LabCACC até junho de 2012 (labcacc.iq.unesp.br).

Cássio Morilla-Santos (Doutor) é Físico e pós graduado em Ciência e Tecnologia de Materiais, atuando na síntese por meio de rotas Sol-Gel e na caracterização estrutural por difração de raios x associado ao refinamento Rietveld. Atualmente faz pós-doutorado no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, com nanopartículas de FeNi e FeCo.

As aulas teóricas e tutoriais serão ministradas na sala de Computação (Bloco 927) do Departamento de Física e aulas práticas no Laboratório de Raios X (X-Pert MPD – Panalytical)

• Preencher o formulário de pré-inscrição que se encontra na homepage http://www.astef.ufc.br/

Serão oferecidas somente 30 vagas. A seleção entre os inscritos ficará a cargo do coordenador do curso.

* Todos 30 participantes terão isenção da taxa de inscrição, e deverão trazer duas latas (400g cada lata) de leite em pó. Os alimentos serão doados
ao Iprede (Instituto da Primeira Infância), R. Carlos Lobo, 15 – Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE, CEP 60821-740, Tel (85) 3218-4000. (www.iprede.org.br)

• É OBRIGATÓRIO trazer o notebook pessoal.

Nota: O curso será cancelado e devolvida a taxa de inscrição no caso onde o número mínimo de participantes não atingir a 15 (quinze).

• 6/6/2015 – Segunda-Feira

Aula Teórica: Dispersão anômala, difração de raios-x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, efeito da temperatura, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

• 7/7/2015 – Terça-Feira

Apresentação do difratômetro de raios-X instalado no Laboratório de Raios-X/Panalytical. Identificação de fases cristalinas, apresentação da interface gráfica para o programa DBWS e utilização das Bases de Dados de Estruturas Cristalinas/CAPES.

Aula experimental: medidas de fluorescência e padrões de difração pelos participantes e aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (GSAS).

• 8/7/2015 – Quarta-Feira

• 9/7/2015 – Quinta-Feira

• 10/7/2015 – Sexta-Feira

• Os participantes receberão todos programas que serão utilizados durante o curso.