II Curso do Método Rietveld UFPB-João Pessoa/PB

II Curso do Método Rietveld – João Pessoa-PB

Organização: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – UFPB
Local do Curso: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia, João Pessoa-PB.
Palestrante: Prof. José Marcos Sasaki (Departamento de Física-UFC).
Coordenador: Prof. Ricardo Peixoto Suassuna Dutra

Daniel de Azeredo Gomes
David Domingos Soares da Silva
Francisco Pereira da Silva Junior
Franklin Lacerda de Araúo Fonseca Junior
Heber Sivini Ferreira
Jakeline Raiane Dora dos Santos
Keila Machado de Medeiros
KLIVIA PRICILLIA DE VASCONCELOS MELO
Marco Antonio Barbosa Oliveira
Marcos Aurélio Pereira Santana
Marcus Vinícius de Vasconcelos Paiva
Mike da Silva Pereira
Natan Alves dos Santos
Raquel da Silva Cardoso
Rivaildo Miranda de Andrade
Rodrigo Rodrigues da Cunha
Thiago Araujo Simões
Vinicius Dias Silva

J.M. Sasaki – É professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios x usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas.

Carga horária: 30 horas.
Período das inscrições: 23 a 27 de setembro de 2019 (até as 23h59)
Homologação das inscrições: 30 a 04 de outubro de 2019
Período do Curso: 21 a 25 de outubro 2019 (8:00-12:00 e 14:00-16:00).

Pré-requisitos e ordem de inscrições:
1. Discentes do PPCEM que tenham cursado a disciplina Caracterização de Materiais no PPCEM- UFPB;
2. Discentes do PPCEM e de outros cursos de graduação e de pós-graduação da UFPB, com justificava para o curso;
3. Discentes de demais cursos e profissionais que atuam nas indústrias com interesses em análises estruturais e quantitativas de fases.

Quantidade de vagas: 20 alunos.

Público Alvo: Estudantes de Mestrado e Doutorado do programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e demais cursos da UFPB e externo a UFPB.

21/10/2019- Segunda-Feira
Aula Teórica:Histórico, produção de radiação, as três equações de Laue, equação de Bragg da difração, rede recíproca, esfera de reflexão, espalhamento por um elétron, fator de espalhamento atômico.
Aula Teórica:Dispersão anômala, difração de raios x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, efeito da temperatura, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

22/10/2019– Terça-Feira
Apresentação do difratômetro de raios x. Identificação de fases cristalinas com uso do programa HighScore, apresentação da interface gráfica do programa GSAS e utilização das Bases de Dados de Estruturas Cristalinas/CAPES.
Aula experimental:aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (GSAS).

23/10/2019– Quarta-Feira

24/10/2019– Quinta-Feira

25/10/2019– Sexta-Feira
Confraternização

https://docs.google.com/forms/d/1myxfIjnTQKpBmtcBOMLC8GAPxvMlANE0nSpBM77wz7k/edit? usp=sharing
Observação: É necessário que todos os alunos levem para o curso seu computador portátil.