IV Curso do Método Rietveld em Belém do Pará (2-6 de Maio de 2022)

IV Método Rietveld de Refinamento de Estrutura
2 a 6 de Maio de 2022
Belém – PA

Instrutores: Prof. José Marcos Sasaki (UFC)
Prof. Alan Silva de Menezes (UFMA)

Coordenadores: Prof. Claudio Márcio Rocha Remédios (UFPA)
Prof. Márcio Santos Barata (UFPA)

Ellen Alves Fonseca
Ellen Karolyne da Silva Pinho
Érika Lima Evangelista
Euler Santos Arruda Junior
Fernando Gama Gomes
Jorge Otávio Novais de Souza Filho
Julyana de Fátima Abrahão da Silva
Kamila Rodrigues Abreu
Kayo da Silva Nunes
Lorena da Silva Nascimento
Luiz Alberto Cohen Vieira
Mailson Batista de Vilhena
Marinaldo vilar de souza junior
Matheus da Silva e Silva
Maycoln Depianti Conci
Nállyton Tiago de Sales Braga
Paulo Victor Campos Sousa
Rafaela da Silva Ferreira
Raul Costa de Oliveira
Raychimam Douglas Santana Bezerra

MP_Spectris_logo_IsoCoated_ECI

SENAI

ArquiteturaUFPA

FisicaUFPA

O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 5 dias de curso. O curso será destinado a alunos de pós-graduação e pesquisadores que necessitam, nas suas respectivas áreas de análises de estruturas e/ou quantitativas de fases.

Instrutores:
J. M. Sasaki (Doutor). É professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios-X usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.

Alan Silva de Menezes (Doutor). É professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (São Luis) desde março de 2012. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Unicamp no ano de 2010. Trabalha com crescimento de cristais e síntese de nanopartículas e utiliza o Método Rietveld desde 2001 na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente é Coordenador da Central Analítica de Materiais da UFMA.

As aulas serão ministradas no Auditório da Laboratório de Física Pesquisa da UFPA.
Endereço:
Universidade Federal do Pará
Setor Básico
Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá.
CEP: 66075-110. Belém – PA

Até 04/04/2022 (link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2iWEzQxqMt4dl6hZaSTcRhWOzess4xEKpp_wOHJiQi3i3qg/viewform?usp=pp_url)

Taxa de inscrição:
Até 11/04/2022
Professores universitários e técnicos das indústrias R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais)
Após 11/04/2022
Professores universitários e técnicos das indústrias R$ 2.000,00 (dois mil reais)

- Após o período de pré-inscrição, os candidatos selecionados irão receber a confirmação do aceite por email. No caso positivo, será enviado o link para efetuar a inscrição por meio de pagamento de boleto bancário gerado no site da FADESP (https://portalfadesp.org.br/).

- As inscrições definitivas serão recebidas até o dia 25 de Abril de 2022.

- Serão oferecidas somente 20 vagas, sendo que 10 serão disponibilizadas exclusivamente para alunos de pós-graduação da UFPA, que serão isentos da taxa de inscrição. Os alunos deverão trazer dois pacotes de leite em pó (Leite em pó integral instantâneo 800g), 1k de feijão e 1kg de arroz. Os alimentos serão doados ao Casa Menino Jesus.

- Endereço: Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco, 1403 – Fátima, Belém – PA, 66063-223, fone (91) 3259-0525 e-mail: casadomeninojesus@gmail.com, site http://www.casameninojesus.org.br.

- As demais vagas (10) serão destinadas a docentes, técnicos e profissionais que atuam na área da indústria, não isentas de inscrição.

- Serão seguidos os protocolos de segurança contra o Coronavírus (uso de álcool, máscaras e distanciamento). O material de higienização será disponibilizado.

- Maiores Informações:
Pós-Graduação em Física – PPGF
Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU

Nota 1: O curso será cancelado e devolvida a taxa de inscrição se o número de participantes for menor que 10 (dez). O valor devolvido não será integral, será retido o valor referente à geração do boleto (R$ 20,00).

Nota 2: Para que possa ocorrer a devolução supramencionada, o preenchimento no sistema da FADESP para a geração do boleto deverá ser em nome do participante. Caso seja gerado o boleto em nome de terceiros, o valor não será devolvido.

Nota 3: Em caso da impossibilidade de realização do curso presencialmente por motivo de força maior (lockdown por conta da COVID-19), o curso será realizado remotamente. As informações e instruções para realização no modo remoto serão enviadas 10 dias antes do inicio do curso pelo email cadastrado na pré-inscrição.

02/05/2022 – Segunda-Feira
Aula Teórica: Dispersão anômala, difração de raios-x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, efeito da temperatura, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

03/05/2022 – Terça-Feira
Apresentação do difratômetro de raios-X. Identificação de fases cristalinas, apresentação do programa GSAS2, X’pert HighScore e utilização das Bases de Dados de Estruturas Cristalinas/CAPES.
Tutorial: medidas de padrões de difração pelos participantes e aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (GSAS2).

04/05/2022 – Quarta-Feira

05/05/2022 – Quinta-Feira
Tutorial: aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (GSAS2) – Prof. Alan Silva de Menezes/UFMA.

06/05/2022 – Sexta-Feira

Material Didático: Os participantes receberão todos programas que serão utilizados durante o curso.