I Curso Online do Método Rietveld (Fortaleza/CE, 11-14 de Novembro de 2013)

Videos das aulas

Aula dia 11/11/2013 – Introdução

Aula dia 12/11/2013 – Aula teórica e de laboratório

Aula dia 12/11/2013 – Aula experimental 1

Aula dia 13/11/2013 – Tutorial

Aula dia 14/11/2013 – Tutorial

Aula dia 18/11/2013 – Aula de dúvidas

Aula dia 19/11/2013 – Aula de dúvidas e de Laboratório

Aula dia 19/11/2013 – Aula experimental 2

Aula 2 – Identificação de fases com o HighScore

Aula 3 – Refinamento com o DBWS Tools

11 a 14 de Novembro de 2013

Instrutor: Prof. José Marcos Sasaki (UFC)
Monitores: Tereza Raquel Souza e Yuri Magalhães do Carmo
Rodolpho Carvalho Leite
Vilberto Lazaro Martins Nascimento
Wanderlei Paiva de Menezes

O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 4 dias de curso. Além de aulas teóricas, será enfatizado o uso do difratômetro pelos participantes (preparação de amostras), acesso a bases de dados de estruturas cristalinas (CAPES) e a utilização da interface gráfica para o programa de refinamento DBWS. O curso será destinado a profissionais que atuam nas indústrias, alunos de pós-graduação e pesquisadores residentes fora de Fortaleza que necessitam, nas suas respectivas áreas, de análises de estruturas e/ou quantitativas de fases.

Instrutor:
J.M. Sasaki (Doutor) É professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios-X usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.

As aulas teóricas serão ministradas na sala do prof. Sasaki e as aulas práticas no Laboratório de Raios-X (X-Pert MPD – Panalytical).

3 horas de aula teórica e 9 hora de aula prática

Inscrição:
● Preencher o formulário de inscrição que se encontra na homepage http://www.astef.ufc.br (somente aqueles que fizeram a pré-inscrição e foram selecionados)

Taxa de inscrição Até 11/10/2013 Após 11/10/2013
Professores universitários e técnicos das indústrias R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) R$ 225,00 (duzentos e vinte e cinco reais)
Alunos de pós-graduação e de iniciação científica R$ 50,00 (cinquenta reais) R$ 75,00 (setenta e cinco reais)

● Serão oferecidas somente 20 vagas. A lista de pré-inscritos será usada para fazer a seleção.
● Somente os participantes que tiver frequência acima de 75% receberão certificados.
● Importante: Serão aceitas somente inscrições de participantes que residem e estudem fora da cidade de Fortaleza. O participante deverá enviar (cursos@astef.ufc.br) o comprovante de matrícula (para alunos de iniciação científica e pós-graduação), comprovante de pagamento e o comprovante de residência.
● Na sexta-feira dia 8/11/2013 (às 19:00 horas) da semana anterior ao início do curso será feito um teste de conexão entre os participantes.

Nota: O curso será cancelado e devolvida a taxa de inscrição caso o número mínimo de participantes não atingir a 10 (dez).

● 11/11/2013 – Segunda-Feira
Aula Teórica: Histórico, produção de radiação, as três equações de Laue, equação de Bragg da difração, rede recíproca, esfera de reflexão, espalhamento por um elétron, fator de espalhamento atômico, Dispersão anômala, difração de raios-x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, efeito da temperatura, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

● 12/10/2013 – Terça-Feira
Apresentação do difratômetro de raios-X instalado no Laboratório de Raios-X/Panalytical. Identificação de fases cristalinas, apresentação da interface gráfica para o programa DBWS e utilização das Bases de Dados de Estruturas Cristalinas/CAPES.
Aula experimental: preparação das amostras, medidas dos padrões de difração, envio das medidas, identificação de fases, consulta base de dados e aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (DBWS).

● 13/11/2013 – Quarta-Feira

● 14/11/2013 – Quinta-Feira

● Sexta-feira e final de semana
Exercícios: Refinamentos pelos participantes

● 18/11/2013 – Segunda-Feira
Aula tira-dúvidas: Dúvidas teóricas e práticas.
22:00 – Encerramento e considerações finais

● Os participantes receberão todas instruções na semana anterior e os programas que serão utilizados durante o curso.
● Material: slides sobre teoria da difração e Método Rietveld, apostila e notas de aula.
● O curso será gravado e disponibilizado na página do Laboratório de Raios-X da UFC.