Introdução ao Método Rietveld em Sobral/CE (6-8 de Março de 2023) nova data

6-8 de Março de 2023
Sobral – CE

Palestrante:
Prof. José Marcos Sasaki (Dep. Física-UFC)
Coordenadores:
Prof. Emerson Ferreira de Almeida
Prof. Marcos José Pereira Alves

Participantes do Curso:
1 Antonio Neudson Lima Marques (Presencial)
2 Arthur Brito Gomes (Presencial)
3 Bruno de Sousa Teti (Remoto)
4 Emerson Ferreira de Almeida (Presencial)
5 Heliana Caroline Batista do Nascimento (Remoto)
6 Hisla da Silva Cavalcante (Remoto)
7 Marcos Jose Pereira Alves (Presencial)
8 Nathalia Bezerra de Lima (Remoto)
9 Rafael Costa Manta (Remoto)
10 Rosana Maria Alves Saboya (Remoto)

Rigaku50

lrx

IMG-Brazao

IADE

O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 3 dias de curso. Além de aulas teóricas, será enfatizado o uso dos equipamentos pelos participantes e a utilização da interface gráfica para o programa de refinamento GSAS2. O curso será destinado a profissionais que atuam nas indústrias, alunos de pós-graduação e pesquisadores que necessitam, nas suas respectivas áreas, de análises de estruturas e/ou quantitativas de fases.

Palestrante:
J.M. Sasaki – É professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios x usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.

As aulas teóricas e tutoriais serão ministradas no laboratório de informática do curso de matemática e aulas práticas no Laboratório de Raios-X (Ultima IV – Rigaku) do curso de física, localizados no bloco de Física-Matemática do Centro de Ciência Exatas e Tecnologia da UVA.

Estudantes de Mestrado, Doutorado e profissionais que atuam nas indústrias com interesses em análises estruturais e quantitativas de fases.

Data limite da inscrição (3/3/2023):

Serão oferecidas somente 20 vagas.

Taxa de Inscrição:
Até 3/3/2023
Profissional técnico da indústria R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais)
Professor, aluno e técnico de instituições de ensino R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais)
Após 3/3/2023
Profissional técnico da indústria R$ 2.000,00 (dois mil reais)
Professor, aluno e técnico de instituições de ensino R$ 300,00 (trezentos reais)

- As inscrições de professores, funcionários e alunos (graduação, mestrado e doutorado) de instituições de ensino deverão ser efetuadas com a entrega de uma cesta básica no primeiro dia do curso. Os alimentos serão doados ao Centro Espírita Casa do Caminho (Rua Paulo Aragão, 888, Centro, Sobral, Ceara, 62010160)

Tel: Profs. Emerson +55 85 9973-0806 e Marcos José +55 88 9668-4570

Nota: O curso será cancelado e devolvida a taxa de inscrição no caso onde o número mínimo de participantes não atingir a 10 (dez).

6/3/2023 – Segunda-Feira
Aula Teórica: Dispersão anômala, difração de raios x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, efeito da temperatura, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

7/3/2023 – Terça-Feira
Apresentação do difratômetro de raios x instalado no Laboratório de Raios-X/Ultima IV-Rigaku. Identificação de fases cristalinas, apresentação da interface gráfica para o programa GSAS2 e utilização das Bases de Dados de Estruturas Cristalinas/CAPES.
Aula experimental: medidas de difração de raios x pelos participantes e aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (GSAS2).

8/3/2023 – Quarta-Feira

Os participantes receberão todos programas que serão utilizados durante o curso.