VIII Método Rietveld (Fortaleza/CE, 24 a 28 de Julho de 2017)

24 a 28 de Julho de 2017

Palestrantes:
Prof. José Marcos Sasaki (Dep. Física-UFC)
Dr. Flávio Machado de Souza Carvalho (Geociências – USP)
Monitores: Thainara Freires Rodrigues, Eduardo Melo de Carvalho Braga, Msc. Diego Felix Dias

Coordenadora:

Silvio de Cerqueira Mazza
Swarup Kundu
Verônica Cavalcanti Marques

O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 5 dias de curso. Além de aulas teóricas, será enfatizado o uso dos equipamentos pelos participantes e a utilização da interface gráfica para o programa de refinamento GSAS. O curso será destinado a profissionais que atuam nas indústrias, alunos de pós-graduação e pesquisadores que necessitam, nas suas respectivas áreas, de análises de estruturas e/ou quantitativas de fases.

Palestrantes:
J.M. Sasaki – É professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios x usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.

Vera Lucia Mazzocchi – É pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP), em São Paulo, desde 1985. Trabalha desde 1990 com refinamentos de estruturas cristalinas e magnéticas, utilizando o método de Rietveld, com dados de difração de nêutrons, raios-X convencional e radiação síncrotron. Atualmente é responsável pelo Laboratório de Difratometria de Nêutrons do IPEN.

As aulas teóricas e tutoriais serão ministradas na sala de Seminários I (bloco 953) do Centro de Ciências e aulas práticas no Laboratório de Raios X (X-Pert MPD – Panalytical)

Laboratório de Raios X – LRX

Estudantes de Mestrado, Doutorado e profissionais que atuam nas indústrias com interesses em análises estruturais e quantitativas de fases.

Pré-Inscrição (término 28/5/2017):

Inscrição (a partir do dia 5/6/2017):

• Serão oferecidas somente 20 vagas.

Taxa de inscrição
Até 30/06/2017
Professores universitários e técnicos das indústrias :R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais)
Alunos de pós-graduação e de iniciação científica :R$ 200,00 (duzentos reais)

Após 30/07/2017
Professores universitários e técnicos das indústrias :R$ 2.000,00 (dois mil reais)
Alunos de pós-graduação e de iniciação científica :R$ 250,00 (duzentos cinquenta reais)

Nota: O curso será cancelado e devolvida a taxa de inscrição no caso onde o número mínimo de participantes não atingir a 15 (quinze).

• 24/7/2017 – Segunda-Feira
Aula Teórica: Dispersão anômala, difração de raios x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, efeito da temperatura, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

• 25/7/2017 – Terça-Feira
Apresentação do difratômetro de raios x instalado no Laboratório de Raios X/Panalytical. Identificação de fases cristalinas, apresentação da interface gráfica EXPGUI para o programa GSAS e utilização das Bases de Dados de Estruturas Cristalinas/CAPES.
Aula experimental: medidas de difração de raios x pelos participantes e aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (GSAS).

• 26/7/2017 – Quarta-Feira

• 27/7/2017 – Quinta-Feira

• 28/7/2017 – Sexta-Feira

• Os participantes receberão todos programas que serão utilizados durante o curso.