Introdução ao Método Rietveld de Refinamento de Estrutura (Maceió/AL, 24 de Agosto a 1 de Setembro de 2020)

Introdução ao Método Rietveld de Refinamento de Estrutura
24 de Agosto a 1 de Setembro de 2020
UFAL

Prof. José Marcos Sasaki (Dep. Física-UFC)
Monitor

17-VALCILAINE TEIXEIRA BARBOSA
18-VALERIA RODRIGUES MALTA

Informações Gerais
O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Além de aulas teóricas, será enfatizado o uso dos equipamentos pelos participantes e a utilização da interface gráfica para o programa de refinamento GSAS. A disciplina será destinado a alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas.

J.M. Sasaki – É professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios x usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.

Local
As aulas práticas e teóricas no Laboratório de Raios X (X-Pert PRO MPD – Panalytical)
Laboratório de Raios X – LRX

- É OBRIGATÓRIO o uso notebook pessoal.

Conteúdo
Aula teórica sobre difração de raios X, aula experimental demonstrativa em laboratório e tutorias de refinamento.

Metodologia
- Aulas teóricas e expositivas utilizando conceitos básicos da difratometria de Raios-X;
Aulas “práticas” serão transmitidas por videoconferência com apresentação dos equipamentos, preparação de amostras, execução das medidas e aplicação de software específico;
Identificação de fases cristalinas, apresentação e instalação, pelos participantes, do programa HighScore da Panalytical e utilização das Bases de Dados PDF2 e ICSD/CAPES;
Utilização do programa de refinamento de estrutura GSAS;

Detalhamento dos recursos didáticos a serem utilizados
Será utilizado webcam para filmagem/gravação e a transmissão pela plataforma google meet com o auxílio do software power-point para exposição dos fundamentos teóricos e experimentais. Eventualmente será utilizada a lousa.

Referências
Rietveld HM, Line Profiles of neutron powder-diffraction peaks for structure refinement. Acta Crystallogr., 22, 151-2 (1967).
R.A. Young, The Rietveld Method, Edited by IUCR, Oxford Science Publications,1993.

Avaliação da aprendizagem
A avaliação dos alunos será através de relatório e seminários. Os alunos terão que aplicar o refinamento Rietveld em difratogramas que será enviado pelo professor. Os seminários também vão ocorrer através da plataforma Google Meet.

Material Didático
Os alunos receberão todos programas que serão utilizados durante o curso.

Programação em anexo