Método Rietveld em Santarém (4 a 8 de Dezembro de 2023)

Instrutores: Prof. José Marcos Sasaki (UFC)
Prof. Alex Junior de Freitas Cabral (UFOPA)

Coordenador: Prof. Alex Junior de Freitas Cabral (UFOPA)

Apoio:
logo_dotlib
bruker_logo

Realização:

O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 5 dias de curso. O curso será destinado a alunos de pós-graduação e pesquisadores que necessitam, nas suas respectivas áreas de análises de estruturas e/ou quantitativas de fases.

Instrutores:
J.M. Sasaki (Doutor). É professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios-X usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.

Alex Junior de Freitas Cabral (Doutor). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Pará (2015). Trabalha com a síntese e caracterização de óxidos magnéticos e compostos relacionados.

As aulas serão ministradas no Instituto de Engenharia e Geociências da UFOPA.
Endereço:
Rua Vera Paz, s/n (Unidade Tapajós)
Bairro Salé
Santarém, Pará, Brasil
Homepage: http://www.raiosx.ufc.br/site/?p=3615

Estudantes de Mestrado, Doutorado, Iniciação Científica e profissionais que atuam nas indústrias com interesses em análises estruturais e quantitativas de fases.

Pré-inscrição e Inscrição:
Pré-inscrição
Até 15/11/2023

Taxa de inscrição
Técnicos de indústrias
Até 25/11/2023
R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais)
Após 25/11/2023
R$ 2.000,00 (dois mil reais)

Após o período de pré-inscrição, os candidatos selecionados irão receber a confirmação do aceite por email. No caso positivo, será enviado o link para efetuar a inscrição por meio de pagamento de boleto bancário gerado no site da FIAM.
FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO AMAZÔNICA – FIAM
ENDEREÇO: Rua Santana, nº 24 – BAIRRO: Salé
MUNICÍPIO: Santarém – Pará
As inscrições definitivas serão recebidas até o dia 25 de Novembro de 2023.
Serão oferecidas somente 20 vagas, sendo que 10 vagas isentas da taxa de inscrição serão disponibilizadas exclusivamente para alunos de graduação, pós-graduação, professores e técnicos da UFOPA. Os 10 isentos deverão trazer dois pacotes de leite em pó (Leite em pó integral instantâneo 800g). Os alimentos serão doados à Creche Seara.
Endereço: Rua Nações Unidas, 114 – Bairro Santana, CEP 68010-320, Santarém, PA, fone (93) 3523-2309

É OBRIGATÓRIO trazer o notebook pessoal.
Serão seguidos os protocolos de segurança contra o Coronavírus (uso de álcool, máscaras e distanciamento). O material de higienização será disponibilizado.

Maiores Informações:
O curso será cancelado e devolvida a taxa de inscrição se o número de participantes for menor que 10 (dez).

4/12/2023 – Segunda-Feira
Aula Teórica: Histórico, produção de radiação, as três equações de Laue, equação de Bragg da difração, rede recíproca, esfera de reflexão, espalhamento por um elétron, fator de espalhamento atômico.
Aula Teórica: Dispersão anômala, difração de raios-x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, efeito da temperatura, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

5/12/2023 – Terça-Feira
Apresentação do difratômetro de raios-X. Identificação de fases cristalinas, apresentação do programa GSAS2, X’pert HighScore e utilização das Bases de Dados de Estruturas Cristalinas/CAPES.
Tutorial: medidas de padrões de difração pelos participantes e aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (GSAS2).

6/12/2023 – Quarta-Feira

7/12/2023 – Quinta-Feira

8/12/2023 – Sexta-Feira
Tutorial: Apresentação comercial (Bruker)
18:30 – Confraternização

Material Didático: Os participantes receberão todos programas que serão utilizados durante o curso.